Seja livre!

A Rede Espírito Livre em 2015

fevereiro 2nd, 2016 Posted in Notícias | No Comments »

digitalmarketing_2015_site

O ano de 2015 foi fantástico. Assim como em 2014, o ano de 2015 conseguiu se superar. Foram inúmeras ações que merecem ser lembradas. Abaixo listamos as principais ações.

Pra começar, a Rede Espírito Livre completou 6 anos de existência em abril de 2015.

Revista Espírito Livre

O ano de 2015 também marcou o lançamento de diversas edições da Revista Espírito Livre. Foram lançadas as edições regulares de número #70, #71, #72, #73, #75 e #80. Também lançamos as edições que estavam atrasadas: #64 e #69. Além das edições em português, lançamos duas edições da Revista Espírito Livre Paraguay: a edição #01 e a #02.

O site da Revista Espírito Livre

O site da Revista Espírito Livre contou com 1186 posts, entre dicas, notícias, análises e tantas informações relevantes. O mês de novembro de 2015 foi o mês com o maior número de posts, 138 num total.

Participação em eventos

A Rede Espírito Livre foi convidada a participar da Campus Party 2015 Brasil, o que fez com grata satisfação.

No mês de julho, estivemos presentes no FISL 16. Assim como os anos anteriores, o evento foi um sucesso.

Tivemos a grata surpresa de sermos convidados a participar do 8º LACIFG na Cidade do México. O evento contou com diversos debates importantes sobre governança da internet.

Já no mês de setembro participamos pela primeira vez do FTSL em Curitiba. Fomos muito bem recebidos pelo evento que foi super bacana!

Em outubro, assim como nos anos anteriores, a Rede Espírito Livre participou da Latinoware 2015, ocorrido em Foz do Iguaçu/PR.

Também participamos pela segunda vez do Fórum Goiano de Software Livre, ocorrido em Goiânia/GO.

TV Espírito Livre

Devido a uma série de empecilhos, a TV Espírito Livre não desenvolveu atividades no ano de 2015.

Fórum Espírito Livre

A Rede Espírito Livre organizou o 11º Fórum Espírito Livre, em Santa Teresa/ES, nos dias 24 e 25 de setembro de 2015.

POD Diáspora

O nosso POD Diáspora segue de vento em popa no endereço http://diaspora.espiritolivre.org. O Diáspora é uma rede social descentralizada, de código aberto e que respeita a sua liberdade.

Parcerias

Algumas parcerias se findaram abrindo espaços para outras. A Ease Media se tornou nossa parceira e que marcou presença inclusive em um de nossos eventos. Em breve vem coisa boa deste pessoal que é super competente em seus trabalhos.

O que vem em seguida

Como vocês podem ter percebido, 2015 foi um ano bem cheio de atividades e esperamos que 2016 seja igualmente empolgante! O ano de 2016 já começou a todo vapor e assim como nos anos anteriores, assumimos um compromisso em dar continuidade aos projetos que já se tornaram um sucesso. Contamos ainda com a colaboração de todos para que eles se mantenham ativos.

E assim como das outras vezes, contamos com a participação e colaboração de todos na consolidação de nossos projetos. Em breve estamos de volta com muito mais novidades!

Rede Espírito Livre em 2014

janeiro 2nd, 2015 Posted in Notícias | No Comments »

wishing_for_freedom_by_rosiesnotred-d3h0imj

O ano de 2014 foi realmente atípico. Quem acompanha nossos trabalhos sabe bem que sempre estamos na correria, mas o ano que passou realmente atingiu um novo patamar em volume de ações. A seguir, listamos as ações ocorridas ao longo do ano.

Pra começar, a Rede Espírito Livre completou 5 anos de existência em abril de 2014. A data serviu para mostrar o grau de amadurecimento de nossas ações e um vislumbre do que estava por vir. Um convite bem legal também nos foi feito em 2014: fomos convidados a participar do Opencast #38. Uma conversa descontraída mas bastante rica em conteúdo. Um forte abraço aos envolvidos na realização do episódio.

Revista Espírito Livre

O ano de 2014 também marcou o lançamento de 3 edições da Revista Espírito Livre: Edição de Março de 2014, Abril de 2014 e Maio de 2014. Depois disso, nos focamos nos eventos e projetos que estavam planejados e que aconteceram com sucesso nos meses seguintes.

Algumas edições estão em andamento e serão lançadas já nos primeiros meses de 2015, como a edição paraguaia da Revista Espírito Livre.

Participação em eventos

A Rede Espírito Livre foi convidada a participar da Campus Party 2014 Brasil e Campus Party Recife 2014. As duas participações confirmaram a importância de uma discussão séria sobre o uso do software livre na produção editorial.

Através de uma palestra, participamos do Document Freedom Day 2014 Vitória, ocorrido no LABIC, em Vitória/ES. Também estivemos no FLISOL 2014 na cidade de Vitória/ES, com uma palestra ocorrida no Auditório Manoel Vereza – CCJE – Ufes – Campus Goiabeiras, no dia 26 de abril de 2014.

Ainda em abril, fomos convidados a participar do Pré-FISL Amazônia, ocorrido em Belém/PA. O evento foi como um aquecimento para o FISL 15 que ocorreu no mês seguinte.

Em maio, como não poderia ser diferente, estivemos presentes no FISL 15. Não custa lembrar que o evento foi um sucesso, assim como nas demais edições.

Em outubro, assim como nos anos anteriores, a Rede Espírito Livre participou da Latinoware 2014, ocorrido em Foz do Iguaçu/PR. Também participamos pela primeira vez do Fórum Goiano de Software Livre, ocorrido em Goiânia/GO.

No dia 30 de outubro de 2014 em Vila Velha, estivemos participando do I Workshop sobre Redes de Computador no CEET Vasco Coutinho.

Já em novembro, a Rede Espírito Livre participou de uma mesa redonda sobre mídia e tecnologia no I Encontro de Hip Hop no Morro, em Vitória/ES.

TV Espírito Livre

A TV Espírito Livre participou do Seminário Pesquisa sobre Participação Social no Palácio do Planalto e também da cobertura colaborativa no #ParticipaBR, ambos em Brasília/DF. Nas duas ocasiões, vários materiais foram captados e disponibilizados no site da TV Espírito Livre.

E quando se fala em lançamentos exclusivos, os números também impressionam: A TV Espírito Livre lançou 9 episódios do Programa Livre Saber, 6 episódios do Programa Conexão Digital e 5 episódios do Programa Vida Digital.

Fórum Espírito Livre

Quanto a eventos, a Rede Espírito Livre bateu o seu recorde e organizou 5 edições do Fórum Espírito Livre durante o ano de 2014:

O 6º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Vitória/ES e Serra/ES, nos dias 29 e 30 de maio de 2014.

O 7º Fórum Espírito Livre, ocorrido em São Mateus/ES, de 04 a 06 de novembro de 2014.

O 8º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Vitória/ES, de 12 a 15 de novembro de 2014.

O 9º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Belém/PA, nos dias 25 e 26 de novembro de 2014. A edição de Belém foi marcada como nosso primeiro evento fora do Estado do Espírito Santo.

O 10º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Cachoeiro de Itapemirim/ES, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2014.

POD Diáspora

O ano de 2014 também foi marcado com o lançamendo de um POD do Diáspora da Espírito Livre, que pode ser acessado através do http://diaspora.espiritolivre.org. O Diáspora é uma rede social descentralizada, de código aberto e que respeita a sua liberdade.

Parcerias

Também fortalecemos as parcerias com a Linux Solutions, LABIC , LATINUX, Moarandu e neste caminho novos parceiros surgiram como a Dual Hosting. Abrimos espaço para novas parcerias com a galera do #GRITA e da Casa de Cultura Digital de Vila Velha.

O que vem em seguida

O ano de 2015 já começou e com ele um compromisso em dar continuidade aos projetos que já se tornaram um sucesso. Esperamos que neste novo ano, alguns dos principais projetos da Rede Espírito Livre tomem novos rumos e com isso se fortaleçam ainda mais.

E como não poderia ser diferente, contamos com a colaboração de todos na consolidação de nossos projetos. Em breve, voltamos com mais novidades!

 

 

Galeria de Fotos – 8º Fórum Espírito Livre

dezembro 12th, 2014 Posted in Notícias | No Comments »

A seguir publicamos a galeria de fotos do 8º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Vitória/ES.

Galeria de Fotos – 7º Fórum Espírito Livre

dezembro 12th, 2014 Posted in Notícias | No Comments »

A seguir publicamos a galeria de fotos do 7º Fórum Espírito Livre, ocorrido em São Mateus/ES.

 

Rede Espírito Livre completa 5 anos de existência

abril 12th, 2014 Posted in Notícias | No Comments »

Rede_EspiritoLivre

A Rede Espírito Livre, iniciativa que abriga vários projetos relacionados a tecnologia, software livre, código aberto, inclusão digital e cultura livre, completa hoje, dia 12 de abril, 5 anos de existência. Isso mesmo, até parece que foi ontem. Mas o tempo passou, novos projetos surgiram, problemas surgiram, pessoas amadureceram e os projetos continuam mais vivos do que nunca.

No dia 12 de abril lançamos nossa primeira edição da Revista Espírito Livre, primeiro projeto e ainda um dos mais importantes. Com o tema Computação em Nuvem, a nossa primeira edição contou, já em seu primeiro número, com uma entrevista internacional e a participação de inúmeros ícones da comunidade de software livre do Brasil e a partir daí não parou mais. A Revista Espírito Livre desde 2009 já disponibilizou mais de 40 edições com materiais de qualidade em língua portuguesa e que em breve estará também em espanhol. É, estamos desbravando novos idiomas.

Novos projetos surgiram como 0 Fórum Espírito Livre que surgiu, inicialmente, para levar aos leitores uma interação ainda maior com os autores do materiais divulgados na revista. O projeto evoluiu e agora não atente apenas aos leitores da Revista Espírito Livre mas de todos os projetos da rede. Ao todo já foram 5 eventos e com a sexta edição já agendada para 29 e 30 de maio de 2014. Temos a expectativa de termos outras edições ainda em 2014.

Um outro projeto que surgiu em 2013 foi a TV Espírito Livre. Através dela, conseguimos atingir pessoas que nem sempre tem tempo para ler a Revista Espírito Livre. Com vários programas lançados e novos em processo de produção, a TV Espírito Livre já se consolidou como mídia livre e direcionada à difusão do conhecimento e do compartilhamento de informações.

Novos projetos continuam surgindo e, com eles, a necessidade de novos colaboradores. Percebemos ao longo desta caminhada que estes projetos não existiram se não fossem o envolvimento dos voluntários colaboradores que sempre estão a disposição para nos ajudar. A estes o nosso muito obrigado, sem vocês, a rede ainda seria apenas um esforço individual como era lá em 2009.

Desta forma, gostaria de agradecer publicamente a todos os colaboradores voluntários que estiveram envolvidos em algum de nossos projetos. Todos são importantes. Todos são relevantes e talvez por isso fizemos a diferença no cenário de software livre no Brasil. Talvez esse seja o motivo por ainda estarmos aqui, de pé, erguidos e prontos para os novos desafios que certamente aparecerão.

Uma coisa eu sei: surgimos do nada. E, depois de 5 anos, o que aconteceu? Milhares de leitores mensais da revista, milhares de visitantes em nosso canal de TV, milhares de participantes nas edições dos fóruns.

Um abraço forte a todos e o convite para que você venha [continuar a] fazer parte da Rede Espírito Livre continua de pé! Mais uma vez agradeço a todos que participaram seja com um ou com trinta textos, seja fazendo animações, artes ou editando vídeos. Você que participa não é só um colaborador, você é parte de grande projeto que impacta na vida de milhares de pessoas. E isto, certamente não é pouca coisa.

Paz e bem.

 

Lançada TV Espírito Livre

setembro 15th, 2013 Posted in Notícias | No Comments »

tv-espiritolivre
A 4 anos nascia a Revista Espírito Livre, com a proposta de se produzir uma revista digital sobre tecnologia, código aberto, cibercultura, cultura/mídia livre e assuntos que orbitavam no universo do software livre. O sonho de se construir um veículo de mídia, movido através de colaboração funcionou e o tempo foi passando, passando e agora caminhando para a edição nº 53, um novo projeto surge: a TV Espírito Livre. A proposta é ambiciosa e visa produzir uma webtv com vários programas que seguem a mesma temática da atual Revista Espírito Livre, mas agora com um público-alvo que busca tais materiais em vídeo e multimídia.

Em sua estreia, dois programas ‘piloto’ foram disponibilizados. O primeiro deles, Vida Digital, tem como apresentador o jornalista e especialista em TI Gilberto Sudré. Sudré já é um colaborador da Revista Espírito Livre tendo diversos textos publicados e também participado de todas as edições do Fórum Espírito Livre como palestrante. Em seu programa, o internautas vão conhecer e discutir sobre lançamentos e uso de novas tecnologias, cultura digital, liberdade, Software Livre, Internet, segurança da informação e muito mais. Quinzenalmente haverá um programa novo no ar. Neste primeiro episódio visitamos o FISL – Fórum Internacional do Software Livre e apresentamos as entrevistas com o Klaybson Ribeiro (SOLISC) e o Corinto Meffe (Serpro) além de um resumo com as notícias mais importantes da semana.

O segundo programa a ser disponibilizado é o de quadrinhos animados HQNuux, sob a autoria de João Felipe (Alemão) sempre retrata situações inusitadas e do cotidiano relacionado com tecnologia, software livre e tecnologias abertas. As tirinhas do HQNuux podem ser encontradas no site e nas edições da Revista Espírito Livre.

A princípio os programas produzidos estão sendo hospedados em dois locais distintos: O repositório do Internet Archive (Vida Digital e HQNuux) e em um canal do Youtube. Entretanto os interessados poderão acompanhar os programas que serão disponibilizamos regularmente (a proposta é que tenhamos novos programas quinzenalmente) em nosso site http://tv.espiritolivre.org. Em breve, um agregador será também disponibilizado, facilitando localizar materiais antigos, bem como uma distribuição melhor de todos os programas produzidos. Esperamos ter uma interface de fácil acesso, possibilitando mesmo os que não tem tanto conhecimento com tecnologia, acessar os vídeos e materiais disponibilizados.

Assim como a Revista Espírito Livre, o material disponibilizado pela TV Espírito Livre também é licenciado sob a Creative Commons CC-BY-SA e portanto, pode ser distribuído e reutilizado desde que respeitando a referida licença. Colaboradores e interessados em ter materiais veiculados na TV Espírito Livre devem entrar em contato através do email tv@espiritolivre.org ou através do nosso formulário de cadastro de voluntários disponibilizado aqui.

Este é mais um projeto que visa produzir material de qualidade com a participação popular. Uma de nossa premissas é que o conhecimento é livre e deve ser compartilhado. Portanto, precisamos de toda a ajuda possível. Sabemos que a tarefa de manter mais um projeto como esse não é fácil, mas também acreditamos em uma comunidade que se move na direção de boas ideias.

O convite já está feito! Visite o http://tv.espiritolivre.org  e espalhe a notícia entre seus amigos.