Seja livre!

Rede Espírito Livre em 2014

janeiro 2nd, 2015 Posted in Notícias

wishing_for_freedom_by_rosiesnotred-d3h0imj

O ano de 2014 foi realmente atípico. Quem acompanha nossos trabalhos sabe bem que sempre estamos na correria, mas o ano que passou realmente atingiu um novo patamar em volume de ações. A seguir, listamos as ações ocorridas ao longo do ano.

Pra começar, a Rede Espírito Livre completou 5 anos de existência em abril de 2014. A data serviu para mostrar o grau de amadurecimento de nossas ações e um vislumbre do que estava por vir. Um convite bem legal também nos foi feito em 2014: fomos convidados a participar do Opencast #38. Uma conversa descontraída mas bastante rica em conteúdo. Um forte abraço aos envolvidos na realização do episódio.

Revista Espírito Livre

O ano de 2014 também marcou o lançamento de 3 edições da Revista Espírito Livre: Edição de Março de 2014, Abril de 2014 e Maio de 2014. Depois disso, nos focamos nos eventos e projetos que estavam planejados e que aconteceram com sucesso nos meses seguintes.

Algumas edições estão em andamento e serão lançadas já nos primeiros meses de 2015, como a edição paraguaia da Revista Espírito Livre.

Participação em eventos

A Rede Espírito Livre foi convidada a participar da Campus Party 2014 Brasil e Campus Party Recife 2014. As duas participações confirmaram a importância de uma discussão séria sobre o uso do software livre na produção editorial.

Através de uma palestra, participamos do Document Freedom Day 2014 Vitória, ocorrido no LABIC, em Vitória/ES. Também estivemos no FLISOL 2014 na cidade de Vitória/ES, com uma palestra ocorrida no Auditório Manoel Vereza – CCJE – Ufes – Campus Goiabeiras, no dia 26 de abril de 2014.

Ainda em abril, fomos convidados a participar do Pré-FISL Amazônia, ocorrido em Belém/PA. O evento foi como um aquecimento para o FISL 15 que ocorreu no mês seguinte.

Em maio, como não poderia ser diferente, estivemos presentes no FISL 15. Não custa lembrar que o evento foi um sucesso, assim como nas demais edições.

Em outubro, assim como nos anos anteriores, a Rede Espírito Livre participou da Latinoware 2014, ocorrido em Foz do Iguaçu/PR. Também participamos pela primeira vez do Fórum Goiano de Software Livre, ocorrido em Goiânia/GO.

No dia 30 de outubro de 2014 em Vila Velha, estivemos participando do I Workshop sobre Redes de Computador no CEET Vasco Coutinho.

Já em novembro, a Rede Espírito Livre participou de uma mesa redonda sobre mídia e tecnologia no I Encontro de Hip Hop no Morro, em Vitória/ES.

TV Espírito Livre

A TV Espírito Livre participou do Seminário Pesquisa sobre Participação Social no Palácio do Planalto e também da cobertura colaborativa no #ParticipaBR, ambos em Brasília/DF. Nas duas ocasiões, vários materiais foram captados e disponibilizados no site da TV Espírito Livre.

E quando se fala em lançamentos exclusivos, os números também impressionam: A TV Espírito Livre lançou 9 episódios do Programa Livre Saber, 6 episódios do Programa Conexão Digital e 5 episódios do Programa Vida Digital.

Fórum Espírito Livre

Quanto a eventos, a Rede Espírito Livre bateu o seu recorde e organizou 5 edições do Fórum Espírito Livre durante o ano de 2014:

O 6º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Vitória/ES e Serra/ES, nos dias 29 e 30 de maio de 2014.

O 7º Fórum Espírito Livre, ocorrido em São Mateus/ES, de 04 a 06 de novembro de 2014.

O 8º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Vitória/ES, de 12 a 15 de novembro de 2014.

O 9º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Belém/PA, nos dias 25 e 26 de novembro de 2014. A edição de Belém foi marcada como nosso primeiro evento fora do Estado do Espírito Santo.

O 10º Fórum Espírito Livre, ocorrido em Cachoeiro de Itapemirim/ES, nos dias 01 e 02 de dezembro de 2014.

POD Diáspora

O ano de 2014 também foi marcado com o lançamendo de um POD do Diáspora da Espírito Livre, que pode ser acessado através do http://diaspora.espiritolivre.org. O Diáspora é uma rede social descentralizada, de código aberto e que respeita a sua liberdade.

Parcerias

Também fortalecemos as parcerias com a Linux Solutions, LABIC , LATINUX, Moarandu e neste caminho novos parceiros surgiram como a Dual Hosting. Abrimos espaço para novas parcerias com a galera do #GRITA e da Casa de Cultura Digital de Vila Velha.

O que vem em seguida

O ano de 2015 já começou e com ele um compromisso em dar continuidade aos projetos que já se tornaram um sucesso. Esperamos que neste novo ano, alguns dos principais projetos da Rede Espírito Livre tomem novos rumos e com isso se fortaleçam ainda mais.

E como não poderia ser diferente, contamos com a colaboração de todos na consolidação de nossos projetos. Em breve, voltamos com mais novidades!

 

 

Post a Comment

*