Seja livre!

Projetos

A iniciativa Espírito Livre atualmente apoia os seguintes projetos:

……………………………………………………………………………………………………………………..

Ebook – GNU/Linux para Newbies

http://grubelilo.blogspot.com

Um e-book para usuários iniciantes no sistema pinguim, baseado nas principais distribuições; de linguagem fácil e acessivel.
Sabe-se que já existem vários livros sobre este tema; no entanto, a maioria deles é desatualizado ou abrangente de mais; deixando o usuário novato muito perdido; além do fato de poucos deles serem gratuitos e de desenvolvimento colaborativo. A idéia básica é compilar dúvidas mais comuns de usuários, baseando-se em fóruns e listas de e-mail; e claro, contanto com depoimento de usuários iniciantes.

Download: Ebook – GNU/Linux para Newbies (mirror Espírito Livre)

……………………………………………………………………………………………………………………..

Livro – A Computação pessoal e o Sistema Operacional Linux

Livro digital que aborda a utilização de Debian Linux 4.0, com KDE em um ambiente de computação pessoal. Rico em ilustrações e desenvolvido exclusivamente para servir de guia para iniciantes em Linux, alunos e professores, não se aprofunda em conhecimentos técnicos, mas busca mostrar o ambiente completo de forma objetiva e simples. O livro “A Computação Pessoal e o Sistema Operacional Linux” nasceu de uma monografia desenvolvida e apresentada pelo autor em Julho/2007 à Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga – SP (FATEC). Seu conteúdo aborda de forma simples e muito bem ilustrada (173 screenshots) os temas e programas mais utilizados em um ambiente desktop com Debian 4.0 (Etch), KDE 3.5 e uma diversidade de softwares comuns ao dia-a-dia, em tópicos muito bem organizados e divididos em 265 páginas.

Download: Livro – A Computação Pessoal e o Sistema Operacional Linux – (mirror Espírito Livre)

……………………………………………………………………………………………………………………..

SFD – Software Freedom Day – Dia da Liberdade de Software

O Brasil contou com a participação de 4 cidades oficialmente cadastradas no site www.softwarefreedomday.org: Belém (PA), Foz do Iguaçu (PR), Novo Friburgo (RS) e Vitória (ES).

O Espírito Livre (http://www.espiritolivre.org ) e o GuBrO-ES (http://www.broffice.org/gubro-es) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cariacica comemoraram esta importante data nos dias 14 e 15 de setembro, envolvendo autoridades, servidores públicos, profissionais, estudantes e comunidade, além de palestrantes de renome nacional no mundo do Software Livre.

O “Dia da Liberdade de Software” é uma celebração anual e sua importância reside no fato de reunir os usuários e entusiastas dos diversos softwares para um evento que foi realmente divertido, com muita informação, brindes, demonstrações e palestras.

Organizado exclusivamente por colaboradores que acreditam nessa filosofia, o evento aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Cariacica/ES, que gentilmente cedeu a estrutura e os coffee breaks. Nos orgulhamos da riqueza dos debates que se seguiram durante todo evento.

Saiba mais no site: http://www.espiritolivre.org/dls2007

……………………………………………………………………………………………………………………..

FLISOL – Festival Latino americano de Instalação de Software Livre

O Festival Latino americano de Instalação de Software Livre é um festival anual de instalação de software livre realizado desde 2005 em diversos países da américa latina, inclusive no Brasil. A instalação de Software Livre é feita de forma gratuita por pessoas tecnicamente preparadas para tal procedimento. Aplicativos livres também são instalados nos computadores, independendo do sistema operacional, sendo observadas a compatibilidade do aplicativo com o sistema em questão.

O FLISOL busca estreitar e ampliar o contato de usuários de computadores com o mundo do Software Livre. O evento permite que as pessoas conheçam outros usuários, troquem dúvidas e sugestões. O objetivo maior é promover um intercâmbio de conhecimentos bastante sadio e aumentar a colaboração entre os participantes do evento.

Saiba mais no site: http://flisol.espiritolivre.org

……………………………………………………………………………………………………………………..

DFD – Document Freedom Day – Dia da Liberdade dos Documentos

O Dia da Liberdade dos Documentos (DFD, Document Freedom Day) é um dia internacional para Libertação de Documentos com ações de base no sentido de promover Formatos de Documento Livres e Padrões Abertos em geral. O DFD foi iniciado e é apoiado por um grupo de organizações e empresas, incluindo, mas não limitado a, a Free Software Foundation Europe, ODF Alliance, OpenForum Europa, IBM, Red Hat e Sun Microsystems, Inc.

O dia escolhido para comemorar o Dia da Liberdade dos Documentos foi o 26 de Março, dia este que irá proporcionar um ponto de mobilização mundial pela Libertação de Documentos e por Padrões Abertos.

Saiba mais no site: http://dfd.espiritolivre.org

……………………………………………………………………………………………………………………..

LinuXmas 2008

A ideia principal do LinuXmas é que seja um evento de software livre para fechamento de ano, acontecendo no último sábado antes do natal. No ano de 2008 o encontro foi no dia 20 de dezembro. O LinuXmas age em duas frentes: a primeira promove o software livre por meio de discussões em um clima de natal, também vislumbrando as tendências do próximo ano. Como já devem ter percebido, a Iniciativa Espírito Livre, tenta sempre que possível, montar estruturas de conhecimento por meio de eventos, que acreditamos ser de interesse de toda uma comunidade. Nada melhor que um pra encerrar o ano com chave de ouro, com palestras, debates e uma mesa redonda para discutir o que passou e que ainda está por vir.

A segunda frente age em torno do próprio natal e possibilidade de tornar o Natal de muitos bem mais divertido e feliz. Pensamos que a inscrição para o evento poderia ser brinquedos e itens para ceia de Natal. E foi desta forma que angariamos fundos que posteriormente foram doados para os grupos que estavam arrecadando alimentos para os desabrigados de Vila Velha, após as fortes chuvas que ocorrem no mês de dezembro de 2008.

……………………………………………………………………………………………………………………..

iNDEX – Banco de Currículos

A ideia inicial deste projeto surgiu em uma mesa redonda que aconteceu no LinuXmas 2008, em Vila Velha. Percebeu-se a necessidade de haver um local onde os profissionais publicassem seus currículos, visando formar um banco de currículos online que funcionaria como um grande banco de dados para futuras análises de mercado. A organização da equipe já começou e o projeto promete! A primeira reunião sobre o projeto já aconteceu e em breve teremos mais informações.